Você já ouviu falar da regra 50-30-20?
- CLÉO&CLEITON CRED
- 13 de out. de 2022
- 1 min de leitura

Criado pela senadora norte-americana Elizabeth Warren e por sua filha Amelia Warren Tyagi, o método 50-30-20 surgiu com o objetivo de organizar melhor os gastos e poupar dinheiro, segundo as despesas fixas e variáveis, como: aluguel, alimentação, cartão de crédito, etc
A regra 50/30/20 é um método de orçamento financeiro que consiste em dividir as despesas pessoais em 3 categorias distintas:
50% custos essenciais
30% custos pessoais
20% reservas financeiras.
50% para despesas fixas (necessidades)
Neste cálculo, entram as contas essenciais do seu dia a dia: alimentação, aluguel ou financiamento, água, luz, transporte e saúde (farmácia, plano de saúde, etc.). Segundo o método 50-30–20, estas despesas não devem consumir mais da metade do seu salário.
30% para despesas variáveis (desejos pessoais)
Aqui entram os gastos que são considerados supérfluos ou, em alguns casos, desnecessários. Assinaturas de streaming, passeios, idas ao salão, jogos de futebol, festivais e compras online são exemplos que podem ser reduzidos ou eliminados das despesas.
20% para reserva de emergência e projetos
Neste caso, o valor separado é guardado em reservas de emergência ou usado para projetos pessoais, sem precisar pedir dinheiro emprestado a alguém, usar o cheque especial ou fazer um empréstimo.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e familiares!





Comentários